quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Temer diz que conversou por mais de 1h com Velloso, cotado para a Justiça

esidente Michel Temer escreveu em sua conta no Twitter que conversou por mais de uma hora nesta terça-feira (14) com o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Carlos Velloso, um dos nomes cotados para assumir o Ministério da Justiça. Segundo Temer, ele e Velloso são amigos há mais de 35 anos e a conversa foi marcada diretamente pelos dois.
A vaga de ministro da Justiça está aberta desde que Temer indicou Alexandre de Moraes, o então ministro, para o Supremo Tribunal Federal. O presidente pretende anunciar o novo ministro nos próximos dias e o nome de Velloso vem ganhando força.
"Estive com Carlos Velloso ontem. Conversamos privadamente por mais de 1h. Meu amigo há mais de 35 anos. Marcamos esse encontro diretamente", escreveu o presidente.
Temer disse ainda que vai continuar a conversar com Velloso nos próximos dias e ressaltou, como tem feito recentemente, que a escolha para a Justiça será pessoal e "sem conotações partidárias".
"Continuaremos a conversar nos próximos dias. A escolha do novo ministro da Justiça será minha, pessoal, sem conotações partidárias", afirmou Temer.
Atualmente, o Ministério da Justiça tem sido comandado pelo ministro interino, José Levi, que na gestão de Moraes era secretário-executivo da pasta.
A vaga no Ministério da Justiça abriu uma disputa entre PMDB, o partido de Temer, e o PSDB, partido ao qual era filiado Moraes, que se desligou da sigla para poder ocupar uma cadeira no STF.
Temer vem analisando nomes desde o início do mês. O desafio é encontrar alguém com capacidade técnica, que seja aceito pela base aliada no Congresso e que não esteja citado ou envolvido na Operação Lava Jato, já que a pasta é responsável pela Polícia Federal.
O ex-ministro do STF Carlos Velloso durante lançamento de manifesto pela legalidade do afastamento da então presidente Dilma em abril do ano passado (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O ex-ministro do STF Carlos Velloso durante lançamento de manifesto pela legalidade do afastamento da então presidente Dilma em abril do ano passado (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Entrevista de Velloso

Em entrevista a uma rádio de Porto Alegre nesta quarta-feira (15), o ex-ministro do STF Carlos Velloso comentou sobre a conversa que teve com o presidente Michel Temer, e afirmou que não foi lhe feito um "convite formal" para o Ministério da Justiça.
"Conversamos sobre várias questões, inclusive o Ministério da Justiça", disse à rádio Gaúcha. "Não houve umconvite formal. Eu tenho compromissos também, porque logo depois que me aposentei, resolvi fazer aquilo que sabia, continuando a dar algumas aulas, dando palestras, então tenho alguns compromissos que me tomam atenção", acrescentou.
Velloso ainda comentou que novas conversas serão marcadas. "Voltaremos a conversar. Poderei ser, ou poderei não ser [ministro]."

0 comentários:

Postar um comentário