sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Silval: senador tentou impedir delação com apoio de ministro de Temer


Silval: senador tentou impedir delação com apoio de ministro de Temer

Em delação premiada, o ex-governador do Mato Grosso Silval Barbosa (PMDB) contou que o senador Cidinho Santos (PR-MT), que assumiu a vaga no lugar de Blairo Maggi, atual ministro da Agricultura, prometeu ajudá-lo em troca do seu silêncio.
De acordo com Silval - que também entregou ao Ministério Público Federal (MPF) um vídeo em que o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB), aparece recebendo dinheiro "vivo" -, afirmou que Cidinho disse, ainda, contar com o apoio do próprio Maggi, do atual governador do estado, Pedro Taques (PSDB), e do também senador Wellington Fagundes (PR-MT).
Apesar da tentativa de barrar a delação, Silval fechou o acordo, que foi homologado pela Justiça e, agora, veio à tona.
A proposta, conforme informações do portal G1, teria sido feita durante uma visita, no dia 27 de abril último, ao ex-governador do Mato Grosso, no Centro de Custódia de Cuiabá (CCC), onde ele estava preso, suspeito de fraude na concessão de incentivos fiscais a empresas em troca de propina.
Na conversa, ainda segundo o delator, Cidinho disse que o grupo também estaria tentando anular, no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), a Operação Ararath, que investiga crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no governo do Estado
Cidinho confirmou ter visitado Silval, mas negou ter tentado impedi-lo de delatar. "Não sou garoto de recado, não recebi orientação e não fui a mando de ninguém", declarou.
Maggi disse que nunca agiu ou autorizou a agirem de forma ilícita dentro do governo para obstruir a Justiça. Já Taques afirmou que ainda não tem conhecimento sobre o teor da delação de Silval, que os dois são adversários políticos e que aguarda ter acesso à delação para se manifestar. O senador Wellington Fagundes nega que tenha participado de qualquer esquema ilícito.

0 comentários:

Postar um comentário